segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

É isso que o baiano tem!

Em 2004 Nana, Dori e Danilo Caymmi gravaram um DVD em homenagem aos 90 anos do pai, Dorival Caymmi, apenas com composições do mestre baiano, que morreu em agosto de 2008 com 94 anos. Infelizmente eu demorei 5 anos pra descobrir essa obra prima, mas antes tarde do que nunca! Graças a Deus ele foi parar lá em casa e semana retrasada resolvi assistir o dvd, que é simplesmente maravilhoso!
Aqui vai uma demonstração. Afinal, o que é bom, nesse caso, devemos dividir com quem merece ouvir e conhecer.

Além das inconfundíveis e afinadíssimas vozes dos irmãos Caymmi, temos o trio poderosíssimo na percussão: Beloba, Esguleba e Gordinho - tocando um verdadeiro samba da Bahia e claro, a riqueza melódica, literária e ortográfica de Dorival Caymmi.

Ouçam 'Você já foi à Bahia'.

PS: 'Acontece que eu sou baiano' e 'Vatapá' também são umas das minhas preferidas.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Sambar é viver

O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso. Ary já tinha composto seu sucesso "Na Baixa do Sapateiro", mas nunca havia posto os pés na Bahia. E 2 de dezembro foi a data que ele visitou Salvador pela primeira vez.
Um dado histórico só pra constar, porque muitos sambistas postaram no Twitter, orkut e afins frases como "feliz dia do samba", "parabéns a todos os sambistas", entre outras. Mas a verdade é que a maioria não sabe porque nem como chegaram a tal comemoração.
Estou aqui pra falar do meu amor pelo samba, que pra quem me conhece a fundo é até redundante dizer. Quem convive comigo sabe a importância que esse gênero musical - que prefiro denominar como estilo de vida - tem pra mim.
Eu me sinto privilegiada dentre mortais normais por ter nascido numa família de sambistas, incluo nessa categoria meu pai (em memória), minha mãe, minha avó, meu padastro e os que vieram pegando rabeira como eu. É muito mais do que apenas gostar de samba, prestar atenção numa letra bacana ou bater na palma da mão. Falo de sambar desde quando estava no ventre da minha mãe que sacudia sua imensa melancia nas escolas de samba da vida, de aprender aprender a sambar com 2 anos de idade, de ter ouvido aguçado ainda criança perceptível a qualquer desafinação ou batida fora do compasso, de ouvir uma melodia rica e um filme passar na minha cabeça seja ele bom ou ruim. Enfim são inúmeras sensações e passagens importantes quando o assunto é o bendito do samba!

Ele é mágico, é sublime. Com o samba você nunca está só, pois se sofre por amor ao ouvir um samba triste, sofre ainda mais mas não sofre sozinho. Ironia puramente real...
Se está bem, ele te faz sentir muito mais feliz, com vontade sambar, sacudir e acompanhar a batida batucando em qualquer lugar.
Evidente que temos algumas paixões e amores ao longo da vida por coisas e pessoas diferentes, mas tenha certeza que o samba não te trairá com outro (a), não perderá o pênalti na final do campeonato mais importante da sua vida, não vai fazer uma fofoca, ou perder o sinal quando mais precisar dele.
É isso mesmo! É o refúgio, a fulga, a fonte de inspiração, a trilha sonora, a memória de uma vida. Ao ouvir um bom samba você é impulsionado em pensamento imediatamente para o momento em que viveu quando tocava aquela música.

Bom não dá pra falar todos os benefícios que o samba me traz senão eu ficaria até amanhã. Todavia para resumir tamanha magnitude eis uma música do Quinteto que gosto muito e diz exatamente o que qualquer sambista verdadeiro gostaria de expressar.

NOVO VIVER
Samba
eu o digo com prazer
me inspira e tira
o mal que há em meu viver
domina tudo em mim todo o meu ser
me faz bem, me quer tão bem
e traz tambem um novo viver
eu vou tentar me segurar
pra não chorar
de tanto prazer
a luz que me seduz vem de você

A sua imensidão fisgou meu coração
Me ensina a viver em qualquer situação
Quem tem o samba na veia é mais, muito mais
Eu agradeço ao meu Criador
A grande forla do nossos ancestrais