quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A magia do carnaval

Quando chega essa época do ano, pelo menos pra mim, é uma alegria só. Mesmo com toda a correria de dormir pouco, trabalhar, estudar, ensaiar e cuidar de algumas coisas da minha escola, Império de Casa Verde, eu amo o carnaval.
Amo por vários motivos. Porque gosto de samba desde que nasci, pela alegria que sinto ao ouvir a bateria, pela beleza magistral de ver o pavilhão girando. Mas o que realmente me encanta, me paralisa, me inspira no carnaval é o poder que essa festa tem de unir as pessoas.
Todas as raças, religiões, classes sociais, se misturam numa só ala, num só carro alegórico, numa só bateria.
Eu estava no sambódromo do Anhembi domingo, dia 7, para acompanhar o último ensaio técnico da Império. E ao ficar ali na concentração observando as alas se formarem, as pessoas passando, pude perceber e admirar tamanha alegria em fazer parte de uma escola de samba, independente de quem esteja ao lado.
É uma energia que toma conta de nossos corpos e mentes, sem que percebamos a tempo de escapar. Aí quando sé dá conta, já foi. Caiu na folia e pronto!
Por isso que eu amo o carnaval e não canso de exaltar tudo que o envolve. Pois as pessoas trabalham o ano inteiro, enfrentando seus problemas corriqueiros, cada um a seu modo. Só que em dias de folia tornam-se rainhas, mestres, destaques, baianas, comissões de frente, portas-bandeira, baluartes. Enfim, transformam-se em algo mágico, que naquele instante o tira da realidade e o projeta para um sonho aplaudido por milhares de pessoas.

Bom carnaval a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário