quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Mania de Expectativa

A gente tem várias manias, né? Tem gente que tem mania de roer unha, de ler revista de trás pra frente, de dormir apenas com a TV ligada...ahhh são muitas manias. Eu, por exemplo, tenho mania de me balançar pra dormir, morder os lábios quando eu estou nervosa, estralar os dedos, entre outras.

Mas também existe a velha mania de criar expectativas em relação `à uma outra pessoa. Temos esse defeito, infelizmente! Trocando em miúdos: Esperamos do próximo o que nóóóóóós temos pra oferecer. E aí acabamos dando com os burros n’água! Porque as pessoas são diferentes umas da outras, em basicamente tudo! Na criação, na referência em casa, na personalidade, na ideologia, no caráter...e como esperar de alguém completamente diferente uma atitude que você teria se tivesse naquela situação?

Injusto! As pessoas sem perceber acabam cobrando isso...UM EXEMPLO: uma mulher que se dedica, se entrega, se apaixona por um cara e faz tudo por ele! Tudo, no bom sentido. Dá amor, carinho, atenção, compreensão, fidelidade, entre outras virtudes que qualquer homem sonha pra si. Aí por ventura do destino o relacionamento acaba. Sei lá...o cara tem outra, ou quer sair de balada com os amigos e viver uma vida de solteiro...ou simplesmente não ama mais aquela mulher! Aí, automaticamente a moça em questão vai sofrer, óbvio! Mas além de sofrer (o que é natural), vai cobrar do respectivo tudo aquilo que ela deu pra ele enquanto estiveram juntos. Vai dizer que fez tudo por ele e é assim que ele retribui??? ERRO GRAVE!!!

OUTRO EXEMPLO: Um cara tem um amigo no trabalho, que na verdade ele aaaaacha que é seu amigão. Eles trocam confidências na hora do almoço, vêem o jogo de futebol juntos depois do expediente porque torcem até pro mesmo time, jogam bola nos finais de semana, freqüentam as casas um do outro nos churrascos, com direito a esposas e filhos convivendo juntos. E vão até pra praia em família nas férias. E claro, eles têm o mesmo cargo na empresa! Aí um belo dia o supervisor deles tem uma proposta tentadora e vai pra outra empresa...e o dono da empresa quer promover um dos dois a supervisor, afinal, só tem uma vaga! Pra ganhar 3 vezes mais do que ganham e ter mais benefícios também! E o chefão chama os dois separadamente pra falar do assunto. Só que lamentavelmente o “amigão” que ficou com a vaga. Mas a amizade é tão forte que o cara fica super feliz pela conquista do parceiro, saem até pra comemorar juntos. E depois de um tempo descobre que ele o queimou pro chefe, falou absurdos, desceu a lenha, puxou o tapete grandão...e se deu bem!!! O sofrimento e a decepção vem na hora. Mas o que mais bate na cabeça é: “Eu era tão amigo dele, como pôde fazer isso comigo?” ERRO GRAVÍSSIMO!!!

Você amou aquele homem de verdade, com todo seu coração e alma! Vocêêêê era amigo do cara do fundo do peito. Se a recíproca tivesse sido verdadeira, melhor!! Maravilha! È pra isso que torcemos sempre. Mas o mundão não é tão cor de rosa como imaginamos. E de repente o alheio não tem o coração que você tem, nem seu caráter, nem sua criação tão cheia de princípios que mamãe ensinou...enfim, ele ou ela, não são como você!

E tem gente que usa desse artifício pra se tornar uma pessoa amargurada,
desconfiada, até mentirosa depois de um baque desse! Mas o ideal é passar pelo momento difícil, aquele do sofrimento que é inevitável e depois da tempestade pensar que você fez a sua parte. O Universo já registrou!! Tudinho. E continuará fazendo sua parte. Porque não podemos perder a nossa essência nem deixar de acreditar no que nos move, muito menos deixar de sonhar...ainda mais por causa da canalhice alheia. Devemos nos lembrar todos os dias de quem realmente somos e onde queremos chegar. Se não, os valores se perdem e talvez no futuro você se torne igual àquela pessoa que você um dia abominou por determinada atitude.

Ser bom, não é ser trouxa!! Mas o que vale é a lição e o amadurecimento que ficam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário